quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia de que?

20/04 – Dia internacional da Maconha (!?)

Durante as últimas três décadas, o 4/20 (20/04) se consagrou na consciência pública como o Dia Nacional da Maconha extra-oficial nos EUA. Embora as origens e a importância do 4/20 (20/04) enquanto feriado da maconha sejam um assunto polêmico, a versão mais aceita é a relatada por Steve Hager, editor da revista High Times. ( vídeo explicativo publicado no YouTube em inglês aqui.) Hager explica que o 4/20 (20/04) começou em 1971 como código para um pequeno grupo de fumantes de maconha da Escola Secundária de San Rafael na Califórnia que se reunia depois das aulas às 04:20 da tarde para se entregarem ao vício deles.

Mas o que é a maconha?

Originária da região do norte do Afeganistão,a planta Cannabis Sativa, a maconha, é utilizada há aproximadamente 6.000 anos. O primeiro escritor a mencionar o uso do cânhamo em cordas e tecidos é Heródoto, um historiador grego que é considerado o pai da história.

A fibra do cânhamo, presente no caule da maconha, foi muito utilizada nas cordas e velas dos navios gregos e romanos, e era usada também para fabricar tecidos, papel, palitos e óleo.

E por que motivo ela foi proibida então? Por ser entorpecente ou razões comerciais.

Tem gente que defende e tem gente que abomina. Ignorando os fatores históricos, dá pra ficar meio confuso sobre a criminalização da “droga” enquanto existe uma não-criminalização de coisas como o alcool ou o cigarro.

Estatisticamente falando, pessoas não matam por causa da maconha ou sob efeito dela. Enquanto isso, a bebida é responsável por grande parte da violência doméstica, mortes no trânsito e brigas em geral.

Como a nossa intenção não é defender nenhum lado nem fazer apologia a nada, damos apenas os dados e os fatos!

Confira 15 curiosidades sobre a maconha:

E pra dar uma última zoada, um comparativo entre maconha e alcool:

No mais, feliz dia internacional da maconha pra todos!
Post: Guilherme Vidal

e no http://blogentretenimentos.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário