sábado, 24 de março de 2012

BICICLETA = Saúde + Transporte Alternativo, não Poluente...

 
A bicicleta , também chamada de bike ou "magrela", no Brasil, Foi inventada no século XIX na Europa, hoje com a crescente chamada “CONSCIÊNCIA ECOLOGICA”, cresce o advento da BICICLETA como uma forma de transporte e também como forma de não poluir o planeta, adiante vou discorrer sobre as vantagens de se usar a bicicleta pra tudo.
A bicicleta como meio de transporte pode diminuir seu estresse e o tempo gasto no trânsito, além de colaborar para a manutenção de uma vida ativa e saudável. Mas, mais do que isso, a bicicleta é um veículo verde, sustentável e ecologicamente correto. E você sabia que, ao trocar o carro por uma bicicleta, uma pessoa pode deixar de lançar no ar em um só dia até 6 quilos de gás carbônico a cada 30 quilômetros?.

VANTAGENS

Economia: Conseguir sua bicicleta é simples e barato! Pode ser comprada com um investimento em torno de R$30,00 mensais e todo tipo de loja atualmente vendem-nas (mas eu indicaria comprar a sua em uma boa bicicletaria). Se comparada às tarifas de ônibus ela pode “se pagar” em torno de 3 meses. A segunda economia vem já com outra vantagem, a economia da academia. E também não podemos esquecer que você gastará pouco com combustível (água nem é tão caro).

Saúde: Você de quebra estará cuidando de sua saúde, aproveitando um tempo que era desperdiçado, por mais um momento de exercício físico (economizando na academia;). Sempre lembrando que é melhor buscar profissionais especializados para que sua bicicleta tenha as medidas, tamanho e especificação correta para seu tipo físico, peso e altura. “Trinta minutos diários de bicicleta reduzem de até 2/3 as doenças cardiacas”.

Meio ambiente: Atualmente vemos muita repercussão na mídia sobre super-aquecimento, poluição e outras coisas do gênero. A bicicleta é um dos meios de transportes menos poluentes e ainda não necessita de combustível.

Trânsito: Com os devidos cuidados e respeitando sempre as leis de trânsito, estaremos ajudando para que tenhamos um trânsito menos caótico.

Velocidade: Estaremos fazendo nossa parte para que o trânsito seja menos caótico, mas mesmo que não consigamos ainda, a bicicleta é um dos meios de transporte mais rápidos em distâncias até 15km. O que torna viável para a maioria das cidades brasileiras, incluindo as capitais..

Lazer: Pode ser usada ainda como uma forma de lazer, passeando com a família, namorada, amigos e até mesmo sozinho.

EXEMPLOS PELO MUNDO

Japão - O trânsito que irrita todo mundo e ainda agride o meio ambiente parece que provocou uma reação em cadeia, no Japão. Em Tóquio, bicicleta combina muito bem com terno, gravata e salto alto. A moda no Japão é a bicicleta elétrica. Ela tem um motor que diminui o trabalho do ciclista. E agora há um modelo ainda mais ecológico, usa energia SOLAR, a bateria da bicicleta solar dura 30 kilômetros e são necessárias três horas pra carregar.

França – utiliza um programa que se tornou sucesso em toda a Europa , o O Velib’ que é um serviço da cidade de Paris para facilitar os trajetos de bicicleta dentro de Paris e agora ja expandiu em varias cidades do país . O Velib’s (abreviação de « vélo » e de « liberté », respectivamente « bicicleta » e « liberdade ») conhece desde seu lançamento em 2007 um forte sucesso, com 349 000 alugueis só na primeira semana do seu lançamento. As bicicletas são oferecidas em 1 450 pontos da capital francesa. O ciclista paga um euro pela primeira meia hora e depois o valor aumenta. Estima-se que 20.600 bicicletas circulem diariamente por quase 400 quilômetros de ciclovias disponíveis em Paris.

SUIÇA - as pessoas tornam-se mais conscientes de que este veículo de duas rodas é alternativa muito interessante ao transporte público ou como seu complemento por ser rápido, prático, saudável e não poluente. Os suiços são apaixonados pela bicicleta como prática esportiva. O país tem a maior rede ferroviária do mundo e os trens dispõem de bagageiros especiais para transporte do veículo - a bicicleta é um trunfo no transporte alternativo.

Inglaterra (Londres) – com uma população de 8 milhões de habitantes, e por razões de segurança, depois dos últimos graves atentados terroristas, e também para evitar a congestion charge (pedágio urbano introduzido em fevereiro de 2003), motoristas e não motoristas optaram pelo veículo de 2 rodas.

ESTATISTICAS - Países que mais usam bicicletas por habitantes são: Japão, Países Baixos, Estados Unidos e França.Na Suíça (7,5 milhões de habitantes) há 4 milhões de bicicletas.

Movimentos opostos
A tendência vigente é privilegiar o carro, como bem maior de consumo, todos nós sonhamos em ter um, mais a verdade e que ele esta aborratando nossas ruas e cada vez mais poluindo o ambiente que vivemos, essa é a verdade nua e crua a qual não queremos nos ater.

Em países mais desenvolvidos industrialmente nota-se um fenômeno contrário, com uma maior opção pela bicicleta, o que representa "uma maneira de superar os problemas ambientais no plano urbano e, acessoriamente, um meio de transporte muito sadio".Assim, a imagem que ela carregava de "primo pobre" está desmoronando. Sinal de que as mentalidades evoluem. E, de fato, a 'pequena rainha' parece ter chegado para reinar.

Apesar de tudo isso apresentado nest post, vejo que muitas coisas ainda tem que melhorar com relação a nós ciclistas, tipo .. O governo teria que incentivar programas alternativos de transporte, como fez o Governo da França; Não há Ciclovias na maior parte das cidades brasileiras; E por fim digo que no Codigo Brasileiro de Transito, o ciclista existe , mais sabemos que os motoristas brasileiros não nos respeitam; são essas algumas das razões que ainda e dificil utilizar a bicicleta como forma de transporte em nosso pais, há poucas iniciativas espalhadas no Brasil, mais existem, uma delas e o Rio de Janeiro que tem quase 160 km só de Ciclovias.
Enfim, amigos, como sempre digo, O BRASIL, É O PAIS DO TUDO PODE, quem sabe um dia mudamos nossa filosofia de vida e passamos a enxergar melhor a Bicicleta.

Fonte: http://brasilpaisdotudopode.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Muito legal. Eu já comprei saúde para este final de ano. Comprei uma magrela para mim.

    ResponderExcluir